
Dra. Fabiana Chagas é medica otorrinolaringologista e tem vasta experiência na realizzação de exames de videoendoscopia da deglutição
A videoendoscopia da deglutição é um exame que investiga como o paciente engole diferentes tipos de alimentos e líquidos. Para fazer essa avaliação, usamos um endoscópio, que é inserido pelo nariz até a região da garganta, que nos permite observar detalhadamente a movimentação da faringe e da laringe durante a deglutição.
Ao permitir essa avaliação, esse exame se torna uma ferramenta essencial para avaliar distúrbios da deglutição e diagnosticar condições como disfagia, refluxo e aspiração de alimentos.
Ao identificar a origem do problema, a Videoendoscopia da Deglutição se torna fundamental para direcionar o tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Se você está em busca de onde fazer Videoendoscopia da Deglutição no Rio de Janeiro, conte com a experiência e rigor científico da Dra. Fabiana Chagas.
No que consiste a Videoendoscopia da Deglutição
O exame de videoendoscopia da deglutição visa avaliar a dinâmica da fase oral e faringea da deglutição em diversas consistências de alimentos de forma dinâmica, além das estruturas anatômicas, desde a cavidade oral até a laringe.

Como o exame é feito?
O exame é realizado no consultório do médico otorrinolaringologista que introduz um endoscópio flexível pelo nariz até a região da faringe. Em seguida, o paciente ingere diferentes tipos de alimentos e líquidos, muitas vezes misturados a corantes alimentares, para facilitar a visualização do trajeto da deglutição.
Durante o procedimento, são registradas imagens que auxiliam na análise detalhada da função deglutitória.
O exame é relativamente curto (dura, em média de 15 a 30 minutos), não necessita de preparo anterior a sua realização e não precisa de anestesia. A avaliação é individual de acordo com anamnese para definir a melhor conduta na execução do exame.
Como funciona o exame
Veja o passo a passo para a realização da videoendoscopia da deglutição
Avaliação inicial:
Introdução do endoscópio:
Ingestão de alimentos:
Análise final:
Todo o procedimento é indolor, com duração de cerca de 20 a 30 minutos. Após o exame, o paciente pode retomar suas atividades normalmente.
Quando a Videoendoscopia da Deglutição é indicada?
- Engasgo frequente
- Tosse após a refeição
- Pneumonia recorrente
- Diagnóstico de doenças neurológicas que afetam a deglutição, como Parkinson ou AVC
- Pós operatório de cabeça e pescoço
- diagnóstico e monitoramento de disfagia
- manobras posturais durante a deglutição
- reabilitação de dieta por via oral
Mais informações sobre preparo para a Videoendoscopia da Deglutição
- Não é necessário jejum prolongado; normalmente, recomenda-se evitar alimentação pesada por pelo menos 2 horas antes do exame.
- Caso utilize medicação de uso contínuo, consulte o médico sobre a necessidade de ajustes.
- Pacientes com obstrução nasal severa podem precisar de um preparo específico para facilitar a introdução do endoscópio.
Cuidados após a realização do exame
- Não é necessário jejum prolongado; normalmente, recomenda-se evitar alimentação pesada por pelo menos 2 horas antes do exame.
- O paciente pode retornar às suas atividades normais imediatamente após o exame.
- Pequena irritação nasal ou leve desconforto na garganta podem ocorrer, mas desaparecem rapidamente.
- O laudo será disponibilizado assim que exame for finalizado, de forma impressa e com as imagens em DVD.
Vantagens da Videoendoscopia da Deglutição
Entenda o que torna esse exame um dos mais completos para avaliar a deglutição
- Diagnóstico em tempo real Permite a observação direta do ato de engolir, facilitando a identificação imediata de alterações.
- Procedimento minimamente invasivo Dispensa anestesia geral e pode ser realizado no consultório com desconforto mínimo.
- Segurança e praticidade Não utiliza radiação ou contraste, o que reduz riscos e amplia a indicação a diversos perfis de pacientes.
- Avaliação funcional e adaptativa Permite testar diferentes consistências de alimentos e observar como o paciente reage, contribuindo para terapias personalizadas.
- Registro em vídeo As imagens são gravadas e podem ser revisadas posteriormente pelo médico ou equipe multidisciplinar.
- Monitoramento da evolução Ótima ferramenta para acompanhar a resposta ao tratamento em pacientes já diagnosticados com disfagia.
Quando Procurar um Otorrinolaringologista?
Se você apresenta dificuldade ou dor ao engolir, engasgos frequentes, alterações na voz após as refeições, tosse persistente sem causa aparente ou histórico de pneumonias recorrentes, é essencial buscar uma avaliação especializada.Esses sintomas podem indicar problemas na deglutição que, quando não tratados, podem levar a complicações mais graves.
O otorrinolaringologista é o profissional capacitado para investigar e indicar o melhor tratamento para essas alterações, garantindo mais segurança e qualidade de vida ao paciente.