Benefícios da Cirurgia de Desvio do Septo
7 de fevereiro de 2019
Corpo Estranho no Nariz: O que fazer?
27 de março de 2019

Dor aguda no rosto? Pode ser Neuralgia do Trigêmio

Você já ouviu falar em nevralgia (neuralgia) do trigêmeo?

É um distúrbio nervoso que provoca uma dor lancinante na região do rosto, por onde passa o nervo trigêmeo. Assim como vários outros nervos presentes no nosso rosto, o trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. 

A dor provocada se distribui em três partes do rosto:

  • região frontal (que toma a órbita ocular e parte do nariz);
  • região malar (que se estende até o nariz e parte do lábio superior);
  • região temporal (que passa pelo lado do ouvido e acompanha o maxilar inferior).

 

Quando a função do nervo do trigêmeo é interrompida, significa que houve contato com uma artéria ou veia. Isso faz com que haja pressão sobre o nervo e ele deixa de funcionar corretamente provocando muita dor. Segundo pacientes, a dor é descrita como a pior que existe, porque se assemelha a um choque elétrico, acompanhada (ou não) de formigamento ou adormecimento. Ela dura segundos, os episódios são diários, semanais ou mensais, e costuma surgir somente em um lado do rosto, sendo mais comum nas regiões maxilar e mandibular.

O tratamento é feito com o uso de bloqueadores dos canais de sódio e, em alguns casos, pode ser necessária a realização de cirurgia. A causa da neuralgia do trigêmeo ocorre ao barbear-se; acariciar o próprio rosto; alimentar-se; beber; escovar os dentes; falar; maquiar-se; ser exposto à brisa e ao vento; sorrir; e lavar o rosto.

Mas por que ela ocorre?

Por causa do processo de envelhecimento (embora possa surgir em pessoas de todas as idades), da esclerose múltipla, alguma desordem semelhante que danifica a bainha de mielina e, menos comum, por um tumor que comprime o nervo do trigêmeo. Além disso, alguns pacientes podem desenvolver essa condição devido a uma lesão cerebral ou outras anormalidades.

Por isso, fique atento! Procure ajuda médica, se você sentir dores muito fortes no rosto, principalmente se essa dor for persistente e não melhorar com o uso de analgésicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat