Amígdalas: quando a cirurgia para sua remoção é indicada?

Tontura o que fazer
5 de dezembro de 2021
Audiometria na volta às aulas: por que ela é indicada
8 de fevereiro de 2022

Amígdalas: quando a cirurgia para sua remoção é indicada?

Amígdalas: quando a cirurgia para sua remoção é indicada?

1. Para que servem as amígdalas?

As amígdalas são duas estruturas situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua, portanto entre o sistema respiratório e o sistema digestório, mais especificamente na região da faringe.

Elas são responsáveis em produzir linfócitos (células de defesa do organismo humano). Isto é, as amígdalas também são responsáveis pela proteção do corpo humano, essencialmente durante a alimentação. Sua localização estratégica permite que a ação contra vírus ou qualquer outra ameaça, seja bloqueada de forma imediata.

2. Quando a cirurgia para remoção das amígdalas é indicada?

A cirurgia para amigdalite pode ser indicada pelo especialista em casos de amigdalite (infecção nas amígdalas) crônica ou quando o tratamento com antibióticos não apresenta os resultados esperados.

Portanto a indicação cirúrgica, que deve ser feita pelo otorrino, geralmente é feita quando o paciente é diagnosticado com amigdalites de repetição, ou seja, episódios recorrentes de infecções bacterianas recorrentes.

Ela pode ser também indicada quando as amígdalas aumentam exageradamente de tamanho, de forma a obstruir as vias respiratórias ou afetando o apetite.

3. Como é feita a cirurgia?

O procedimento é realizado sob anestesia geral e dura em torno de 30 minutos a 1 hora. Geralmente o paciente tem alta no mesmo dia, no entanto, em casos de sangramento ou quando a pessoa não consegue engolir líquidos, a alta pode acontecer apenas no dia seguinte.

Importante destacar que a cirurgia só é realizada quando o tratamento convencional não tem resultados esperados. Em outras palavras: a primeira abordagem é sempre medicamentosa.

4. Como é a recuperação após a cirurgia?

Nos primeiros 5 dias é comum a pessoa sentir dor na garganta. Nesses casos, o seu médico pode indicar analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona.

Durante o período de recuperação, que pode ser entre 7 dias e 2 semanas, o paciente deve:

. Evitar fazer esforços (com a ressalva de que não é necessário o repouso absoluto);
. Beber muitos líquidos, principalmente água;
. Evitar leite e alimentos gordurosos no primeiro dia;
. Comer alimentos frios ou gelados;
. Evitar alimentos duros e ásperos durante 7 dias.

Durante o pós-operatório da cirurgia para amigdalite é normal que os pacientes sintam náuseas, vômitos e dor. No entanto, se surgirem sintomas como febre alta por mais de 3 dias ou sangramento excessivo, é indicado conversar com seu médico.

Quais são os cuidados no pós operatório na cirurgia para remoção das amígdalas?

Geralmente, é feita uma consulta de avaliação do pós-operatório 7 dias após a cirurgia. Nessa consulta, o especialista vai avaliar a formação da Fibrina, uma placa branca indicativa do processo de cicatrização.

Importante lembrar que, nesses primeiros dias, a ocorrência de mau hálito é comum e não deve causar mais preocupações.

Outro ponto importante nesse período é que os esforços físicos exagerados continuam sendo contraindicados, especialmente em crianças, que não devem correr e pular de forma excessiva, devido ao risco de sangramento.

Por fim uma observação fundamental: essas dicas são genéricas e, de uma forma ampla, se dirigem às pessoas que se submetem a esse procedimento. O seu otorrino vai passar os cuidados específicos no seu caso e fazer o acompanhamento próximo de sua evolução para contribuir para uma recuperação mais ágil e confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat